Atualmente, muitas organizações ainda geram seus relatórios de campanhas de marketing em planilhas e powerpoints, que de fato são ferramentas extremamente poderosas, mas hoje em dia devido a complexidade das informações e diversas fontes de onde temos que extrair os dados, essas ferramentas podem não atender mais a demanda com tanta performance e agilidade como outros que vamos apresentar abaixo.
O objetivo deste post é indicar algumas plataformas que vão melhorar o poder de análise de suas campanhas e dos seus dados, além de otimizar o tempo de produção dos relatórios, podendo até criar um fluxo de atualização automática das informações, sem ter que manusear a ferramente o tempo todo.
Estão sem mais enrolação vamos as ferramentas:
Tableau
Definitivamente uma das mais poderosas ferramentas de análise e relatório do mercado hoje em dia.
Possui integração nativa com diversas fontes de dados como Google Ads, Analytics, Bancos de dado SQL, planilhas e arquivos textos. Essa plataforma é utilizada por muitos departamentos de BI das organizações e nela é possível criar modelos de relatórios muito mais avançados do que ferramentas convencionais.
O manuseio da ferramenta não é muito complexo, porém se não você não teve contato com nenhum tipo de ferramenta de relatórios antes, é super recomendável assistir os tutoriais que a própria plataforma disponibiliza no Youtube para conseguir aproveitar o máximo do que a ferramenta oferece.
o Tableau disponibiliza 30 dias gratuitos para teste, sem cobrança automática, e se você for estudante pode conseguir uma licensa de 1 ano da plataforma enviando uma foto de sua carteirinha escolar. Também é possível usar o Tableau Public, uma versão 100% gratuita da plataforma porém com algumas limitações, por exemplo, só é permitido fazer integração com planilhas e arquivos csv.
Power BI
Ferramenta da Microsoft para BI que veio para concorrer com o Tableau, e vem ganhando muito espaço no mercado nos ultimos anos. Uma ferramenta ótima para relatórios personalizados tendo em vista que possui total suporte para seu código de programação, no caso de não achar o modelo de relatório que lhe agrade, é possível criar o seu próprio.
Possui integração nativa com diversas fontes de dados como Google Ads, Analytics, Bancos de dado SQL, planilhas e arquivos textos, dentre as ferramentas é a mais complexa tendo de ter um certo treinamento para manusea-la, que pode ser feito via tutoriais no Youtube, porém quando bem usada consegue te dar uma capacidade de análise exploratória extremamente poderosa.
Não possui uma versão gratuita e pode ser adquirida no site Oficial de Produtos da Microsoft.
DashGoo
Dashgoo se destaca pela facilidade de uso, e de geração de relatórios, principalmente para campanhas digitais, possui integração nativa com as principais plataformas de marketing digital como Google Ads, Analytics, Facebook Ads, Instagram, Youtube entre outras.
quando o assunto é otimização de tempo também fica na frente das demais pois possui modelos padrões de relatórios, com as informações bem completas.
Entretanto a ferramenta não possui funcionalidades de gráficos mais avançados, e não foge muito dos gráficos tradicionais, porém dependendo de sua necessidade pode ser uma das suas principais ferramentas de análise e tomada da decisão.
Possui 14 dia gratuitos para teste