ue é Agencia In-House? Vatangens, Desvantagens e Modelos de Trabalho
Agencias In-House é um conceito relativamente novo no mercado de comunicação, durante decadas as estruturas das agências de comunicação foram formadas em sua maioria por Atendimento, Planejamento, Criação e Mídia. Modelo que vem rapidamente se reestruturando e tentando achar suar melhor forma, principalmente depois do Digital.
Agencias agora não são apenas de publicidade, foram ganhando novos nomes e vertentes, agencias digitais, agencias de performance, agencias de inbound, entra várias outras.
São tantos modelos que hoje cada agencia se estrutura da maneira que lhe atende e atenda seus clientes, não existe mais um padrão, cada empresa com seu modelo de negócio e estrutura de equipe.
Não digo que isso está errado, pelo contrário acredito que as agencias devem se moldar conforme o marcado pede, a questão que quero abordar aqui é a nova maneira que algumas empresas adotam de trabalhar suas estratégias de comunicação.
Agencia In-House é basicamente um departamento dentro da empresa que se comporta como uma agencia que supri suas necessidades de comunicação, agora, se nas novas agencias já não existem um padrão de estutura de equipa quiça as que estão In-House, cada empresa contrata os profissionais de comunicação conforme sua demanda e isso pode ser um fator prejudicial para os funcionário, que ressalto neste artigo
Agencias In-House, assim como as tradicionais podem ter analistas de marketing e mídia, webdesigners, profissionais front-ends, redatores e jornalistas.
Vale ressaltar que as agências In-House não são empresas separadas das para qual elas trabalham, mas sim, um departamento separado, normalmente ligado ao marketing e comercial. (ressalto caso por exemplo da agencia Oliver, que tem como modelo de negocio implantar seus profissionais dentro das empresas de seus clientes, como se trabalhassem lá)
claramente é uma opção muito interessante para a organização e tem suas vantagens e desvantagens, como é um modelo relativamente novo, ainda é cedo afirmar que é o futuro ou que é um fracasso, o tempo dirá