Bons resultados com pouca verba no Google: aprenda como fazer
Sabemos que ficar na primeira página do Google é difícil para empresas com investimento restrito, já que a plataforma atualmente tem grande concorrência, fazendo os espaços custarem muito caro. Então, como usufruir do Google Ads sendo uma Pequena ou Média Empresa?
O objetivo deste post não é dar uma aula técnica sobre o assunto, mas sim compartilhar reflexões de uso das plataformas de anúncios nos buscadores e que podem melhorar o desempenho de sua estratégia de marketing digital, e consequentemente, alavancar seu negócio.
Antes de começar a leitura, no entanto, devemos desmistificar o mito de que para ter resultados, é necessário um investimento robusto nessa mídia. Isto não necessariamente é verdade, pois dentro da plataforma o próprio anunciante determina quanto irá pagar por dia, sem limite mínimo.
Mas também você deve considerar que quanto maior o investimento mais rápido consegue os resultados esperados, claro, se sua campanha estiver bem estruturada.
Vamos focar aqui especificamente na plataforma do Google Ads (antigo Google Adwords). mas tenha em mente que existem outras plataformas como Bing ads e Yahoo, onde o conceito de trabalhar campanha de links patrocinados é o mesmo independente da plataforma.
Por que trabalhar campanhas de links patrocinados?
Se você tem essa dúvida, esqueça. A resposta é sim! São milhões de buscas todos os dias do ano. Isso significa que provavelmente alguém está buscando por algum serviço, produto ou solução que sua empresa vende. Se mesmo assim ainda estiver na dúvida, experimente fazer uma busca no Google do produto que você vende, arrisco dizer que já deve ter algum concorrente seu anunciando no Google.
Entenda o comportamento de busca do seu público alvo
O anúncio no Google Ads funciona com base na compra de palavras chaves e leilão. Ou seja, basicamente você escolhe para quais palavras você quer aparecer assim que uma busca é feita, e também escolhe um valor máximo que pretende pagar por um usuário em seu site que essa palavra te gerou.
Sendo assim tente imaginar como seu público alvo pesquisa e em que circunstâncias ele buscaria seu produto ou serviço, e coloque essas palavras em sua campanha. Você pode adicionar quantas palavras quiser em suas campanhas, pois só será cobrado caso uma pessoas entre no seu site através dos seus anúncios.
LongTail
Priorize as palavras-chave mais específicas correspondentes ao seu negócio. Neste momento, para gerar uma conversão, seja ela venda, lead, ou ligação, devemos ter as palavras chaves de último clique, ou seja: palavras chaves de pessoas que estão mais propícias a realizar a conversão.
Sendo assim, entendemos que as palavras chaves mais especificas e objetivas são as que conseguem converter mais, e também as mais competitivas (maior CPC, Custo Por Clique). Neste momento qualidade dos clientes que acessam o site é melhor do que quantidade.
Segmentação:
Se poupe de segmentações genéricas, do tipo:
- Uma empresa de contabilidade dificilmente vai converter em finais de semana, então podemos considerar um CPC menor neste período ou até a desativação das campanhas.
- Uma pizzaria provavelmente tem nos domingos a noite, seu melhor horário, enquanto às segundas, o pior. Neste caso, pode considerar desativar a campanha, assim como no período que não estiverem funcionando, por exemplo de manhã ou madrugada.
- Já para serviços que podem ser necessários a qualquer hora do dia, é interessante estar presente 24 horas todos os dias, pois a chance conversão é muito alta devido ao contexto da pesquisa.
Com pouco investimento, o ideal é impactar o seu público no momento certo em que seu possível cliente esteja buscando pelo seu produto ou serviço.
Tenha suas Tags de Analytics e Adwords Funcionando 100%
Há muitas empresas que não conseguem medir a efetividade de suas campanhas, pois não conseguiam medir seus resultados. Se você já otimizou a campanha e ela está rodando, então precisa ter uma mensuração precisa para saber se a estratégia está funcionando ou não, e assim concentrar o investimento nas campanhas, palavras chaves e anúncios que te geram mais conversões. Caso contrário, você pode estar investindo dinheiro às cegas.
Nem tudo é patrocínio.
Quando falamos em estar bem posicionado no Google, não necessariamente estamos falando apenas de campanhas patrocinadas. Sua empresa pode se posicionar bem na ferramenta através de SEO.
A estratégia de SEO é também uma excelente saída para você que tem pouca verba para investir no Google Ads! Tecnicamente, o gasto em plataforma é zero nesse caso a concorrência não se dá por tamanho da empresa ou dinheiro, mas sim pelas boas práticas que se usa, que são universais.
Ter um site amigável, com boa experiência e conteúdo de qualidade sendo atualizado esporadicamente, já é um ótimo começo para engrenar no mundo do SEO e ver os resultados chegando. Vale lembrar que ao contrário do Adwords, onde o resultado pode vir instantaneamente o SEO se exige um pouco mais de calma para um bom ranqueamento.
Mas lembre-se, optar por concentrar seus esforços em links patrocinados porque o resultado vem mais rápido do que SEO, não é uma boa escolha, pois trabalhos com links patrocinados também exigem um tempo de maturação das campanhas. Os resultados podem vir imediatamente, mas performance de alto nível se alcança com tempo de trabalho.