A área de BI e Ciência de Dados está em alta, cada vez mais as empresas precisam de soluções para lidar com grande volumetria de dados e informações, também tomar decisões inteligentes baseadas nos seus dados.
Comecei a trabalhar com marketing digital em 2013 e se você é um profissional da área com certeza ja se deparou com o termo BI ou BigData e talvez ficou se perguntando se isso não tinha uma certa relação com o que já fazemos hoje, aliás o marketing digital é repleto de números, KPI`s e relatórios constantes de desempenho e informações. Quem trabalha com marketing digital tem acesso (ou deveria ter) a um grande número de informações, sobre os clientes, funcionários, concorrentes e do seu segmento em geral, e constantemente cruzamos (ou deveríamos cruzar) essas informações para tomar decisões mais inteligentes em ações para a empresa.
então já sou um BI? De fato quem trabalha com marketing digital (especificamente social e performance) já tem uma certa facilidade em lidar com essas análises exploratórias e conceitos analíticos, mas ainda tem um longo passo para se tornar um ‘profissional de dados’.
Uma dificuldade que senti nos meus anos trabalhando com digital, era como aproveitar o máximo aquelas informações, e conseguir com bases sólidas definir ações eficientes para as empresas e gerar analises mais profundas além dos gráficos de pizza, após o inicio da minha pós em BI / BigData pela Impacta descobri que existe ainda uma diferença vasta entre esses dois profissionais, então se você deseja ingressar nessa área vou passar algumas dicas de como fazer essa transição da forma mais suave possível.
Vamos fazer um breve comparativo entre as competências de um profissional de BI – Cientista de dados para com um profissional de Marketing Digital
Requisitos mais buscados em um profissional de BI
- Perfil Analítico
- Google Analytics
- Conhecimento em estatística
- Linguagem de programação Python , r, SQL e NoSQL
- Plataformas como SQLserver, Tableau, PowerBI
Requisitos mais buscados em um profissional de Marketing Digital
- Perfil Analítico
- Google Analytics
- SEO
- Google Ads
- HTML – CSS
- Gestão de Redes Sociais (Face, Insta e Linkedin)
- Plataformas como RD Station e MailChimp, SEMrush
Dentre esses requisitos existem muitos outros para cada área, mas com esses principais conseguimos observar claramente a diferença e o viés de cada profissional, BI estando mais voltado para tecnologia da informação, quanto marketing digital voltado para o negócio, e talvez essa seja a maior dificuldade para quem trabalha com marketing digital ingressar uma carreira em BI e cientista de dados, você irá se deparar com questões de tecnologia até mesmo de lógica de programação que não está habituado a lidar, onde um profissional de TI por exemplo, conseguiria processar com mais facilidade.
Por outro lado, é de extrema importância que para o sucesso de um analista de BI / Dados o profissional esteja focado no negócio da empresa, e tenha uma visão aguçada de marketing também, pois assim fará muito mais sentido ele saber o porque esta realizando suas respectivas tarefas e não ser apenas um profissional modelado para executar.
Uma coisa é certa, bons profissionais de marketing que migram para área de BI conseguem tirar insights extremamente qualificados na visão de negócio, pois se deparam com estratégias e soluções de dados e informação que até então a área de marketing nunca se deparou (ou então muito pouco) isso vale um questionamento se talvez nas graduações não devêssemos abordar mais esse viés, já que tecnologia e marketing estão cada vez mais próximos.