Adwords para PME’s
Sabemos que ficar na primeira página do Google é dificil para empresas com investimento muito limitado.
Fiz esse post não para dar um aula técnica sobre o assunto. O intuito é compartilhar algumas reflexões de uso da plataforma que podem melhorar o desempenho de quem sente na pele o que é trabalhar com uma verba menor.
Digo porque já senti na pele a necessidade de investir mais, sabendo que éra necessário, porém as condições não me permitiam.
Se você também se identificou com essa situação, passo algumas dicas e boas práticas para trabalhar da forma mais rentável possível dentro do Google
LongTail
A ideia de aparecer toda vez que alguém digita uma palavra na pesquisa do Google é empolgante, começamos a imaginar o quanto de exposição vamos ter ao concorrer para uma palavra no Google, mas temos que ser analíticos nesses momentos, pois se não, vamos querer concorrer para todas palavras relacionadas a nossa empresa, e isso nem sempre é a melhor estratégia, principalmente se seu investimento é pequeno.
Priorize as palavras chaves mais especificas correspondentes ao seu negócio, neste momento para gerar uma conversão seja ela uma venda, lead, ou ligação, devemos ter as palavras chaves de ultimo clique, ou seja: palavras chaves de pessoas que estão mais propícias a realizar a conversão.
sendo assim entendemos que as palavras chaves mais especificas e objetivas são as que conseguem converter mais, e também as mais competitivas (maior CPC). Neste momento qualidade dos clientes que acessam o site é melhor do que quantidade.
Segmentação:
Se poupe de segmentações genêricas
por exemplo:
- Uma empresa de contabilidade dificilmente vai converter em finais de semana, podemos considerar um cpc menor neste periodo ou até a desativação das campanhas.
- Uma pizzaria provavelmente domingos na parte da noite é seu melhor horário, enquanto nas segundas não, neste caso pode considerar desativar a campanha neste período, e também no periodo que não estiverem funcionando por exemplo de manha ou madrugada.
- Uma empresa de guinchos já é interessante estar presente as 24 horas do dia todos os dias, pois a chance conversão é muito alta devido ao contexto da pesquisa.
Com pouco investimento a ideia é impactar o seu publico no momento certo em que a conversão pode ser realizada, assim você consegue ter campanhas rentáveis.
Tenha suas Tags de Analytics e Adwords Funcionando 100%
Já me deparei com muitas empresas que não conseguiam medir a efetividade de suas campanhas pois não conseguiam medir seus resultados, se você já otimizou a campanha e ela já está rodando, então precisa ter uma mensuração precisa dos resultados, e assim concentrar o investimento nas campanhas, palavras chaves e anúncios que te geram mais conversões, caso contrario você pode estar investindo dinheiro às cegas.
Dados são essenciais
A plataforma do Google Adwords não te concede todas as informações possíveis, muita coisa devemos buscar por fora, uma ótima ferramenta para ficarmos de olhos nas tendencias de busca e volume de pesquisa dentro do Google é o Google Trends.
Por exemplo: fiz uma pesquisa de volume de busca do termo copa do mundo 2018 dos ultimos 5 anos, e veja o comportamento.
Com o Google Trends é possível saber o volume de busca de um termo especifico, e com base nisso ver sua tendencia de crescimento ou não, e também te dá sugestões de termos de buscas que estão em alta conforme sua segmentação.
Nem tudo é patrocínio.
Para estar bem posicionado no Google nem tudo é patrocínio, trabalhe também seu SEO conteúdo é algo que você mesmo pode desenvolver e gerar resultados incríveis.
Para quem tem pouco investimento em Adwords o SEO é a saída! tecnicamente o gasto em plataforma é zero nesse caso a concorrência não se da por tamanho da empresa e seu budget mas sim pelas boas práticas que se usa, que são universais.
Tenha um site amigável com boa experiência e conteúdo de qualidade sendo atualizado esporadicamente já é um ótimo começo para engrenar no mundo do SEO e ver os resultados chegando, vale lembrar que ao contrário do Adwords que o resultado pode vir instantaneamente o SEO se exige um pouco mais de calma para um bom ranqueamento leva tempo e dedicação.
Mas lembre-se
Optar por concentrar seus esforços em links patrocinados porque o resultado vem mais rápido que de SEO, não é uma boa escolha pois trabalhos com links patrocinados também exigem um tempo de maturação das campanhas, os resultados podem vir imediatamente, mas performance de alto nível se alcança com tempo de trabalho.